quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O QUE É ROMANTISMO ?


O que você entende por romance?




A palavra romance é difícil ser definida pois não é uma ciência exata e nem uma forma específica de arte. Também não se aplica somente a casais. Eu diria que é uma atração emocional, objetivando uma época marcante na vida, uma nostalgia relativa a um lugar, pessoa, etc. Ou algum evento partilhado com alguém. Romance é fantasia, emoção, um deleite não racional. Chegam a ocorrer altos e baixos, porém é uma fase em que chegamos a nos sentir mais exuberantes. Há mais música, poesia, cores e novos significados nas situações.

Com o passar dos anos, fica mais difícil o casal ser romântico

Para que haja uma continuidade do romance dentro do casamento, é necessário o casal investir e trabalhar em seu relacionamento. O romantismo é como uma planta. Para que ela permaneça bonita e viçosa, precisa ser cultivada, receber cuidados como água, sol, sombra, fertilizantes, etc. Muitos casais entram no casamento pensando que o romantismo irá perdurar, por si só, até o final da vida. A realidade e as exigências do relacionamento conjugal tendem a diminuir o brilho do convívio. Uma comunicação aberta, diálogo, solução de conflitos e pequenos passos para agradar um ao outro podem manter o romantismo.
Ser romântico é algo que precisamos aprender
Algumas pessoas, por natureza, são mais românticas que outras. Elas já possuem essa tendência natural, sendo mais fácil para elas terem atitudes românticas. Por outro lado, as pessoas que são mais frias e racionais precisam aprender a manter o romantismo que não lhes é natural. Cada ser humano tem maneiras diferentes pelas quais se sente amado.
Por exemplo: um aprecia palavras de encorajamento, outras palavras de elogio, já outros necessitam algum tipo de toque, e há também aqueles que se sentem amados ao receberem um presente, por mais simples que seja. Marido e esposa devem observar-se mutuamente e distinguir a forma através da qual o outro se sente mais amado e utiliza-la para manter um clima de romantismo no casamento.
Por que o romantismo e importante para a vida conjugal?
O casamento tem a tendência de tornar-se chato, enfadonho e monótono, de forma que o próprio sentimento de amor pode acabar indo embora. A decisão (e a pratica) de cultivar o romance, alem de manter o relacionamento mais leve e gostoso, também e uma forma de proteção contra a infidelidade conjugal.
Dificuldades do romantismo no casamento

Uma agenda super lotada (sem tempo para momentos íntimos e significativos com o conjugue); conflitos não resolvidos (falta de transparência pode corroer a espontaneidade); falta de perdão (causa o crescimento de um muro de indiferença); etc...

A falta de romantismo é um sinal de que o amor esta esfriando ?



Entendo que o romantismo de dois jovens caminhando para o casamento é diferente do romantismo de um casal com 30 anos de casados. O primeiro pode ser comparado a um rio de águas rápidas e agitadas e o segundo a um rio de águas calmas e profundas. Nenhum casal agüentaria muitos anos com o tipo de emoção e ebulição do inicio do casamento.
Procuro ser romântico

Casei-me com uma mulher maravilhosa e estamos juntos há mais de 34 anos. Durante esse tempo, tenho percebido que há momentos em que estamos mais românticos do que em outros. Isso e normal. Nós dois vivemos inventando formas de preservar nosso romance (cada casal deve criar as suas). Deixe-me contar algumas: um belo dia planejamos um jantar em outra cidade; em ocasiões oportunas vamos em alguma pousada em nosso sul de Minas cheio de montanhas, pelo menos uma vez por ano vamos ao litoral; caminhamos na areia de mãos dadas, dou presentes inesperados sem ser em época de aniversário, quando ela menos espera dou um beijo ou um abraço com sensualidade. Outra coisa que pode cultivar o romance e uma lagrima derramada ao compreendermos a dor um do outro. Tudo isso tem sido formas de manter o romance em nosso casamento.

Podemos ser românticos dentro de nossas posses. Uma flor apanhada no campo pode ser tão significativa (ou ate mais) que seis dúzias de rosas entregues por uma floricultura!




Devemos usar de criatividade, boa vontade e amar sem reservas.

Pr. Celso Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário