sábado, 13 de julho de 2013

PROPÓSITO DIVINO PARA O CASAMENTO


·  Companheirismo e complementação mútua do casal: Gn. 2:18; I Cor. 11: 9, 11
·  Satisfação amorosa e mútua do casal. Gn. 1:28
·  Propagação do gênero humano.(Gn. 1:28)
·  Preservação da pureza moral, na família e na sociedade. I Cor. 7;2;
·  Estabelecimento do Lar. MT. 19:5
·  Ser um meio de falar de Cristo e da sua Igreja. Ef. 5:31,32.
·   O casamento é a base da sociedade e da igreja.

1) O casamento foi ordenado por Deus. Hebreus 13:4 "Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros." O matrimônio não é a legalização da vida sexual - é um mandamento de Deus. A honra do casamento não pode ser maculada.
2) O Espírito Santo nos mostra que o casamento entre o povo evangélico traz responsabilidade. 1 Coríntios 7:33-34 "mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, e assim está dividido. Também a mulher, tanto a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito; a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido."
Então, vê, meu amado, que tanto a esposa quanto o marido têm um chamado: a responsabilidade de agradar um ao outro.
3) O casamento traz bênçãos ao casal. Prov. 18:22 "O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do SENHOR." Eu peço permissão ao Espírito Santo para dizer o mesmo a respeito da que acha um marido. Então, Deus diz que quando se acha uma esposa (ou um marido), se acha o bem e se alcança a Sua benevolência.
4) O casamento traz virtudes. Prov. 12:4 "A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos." Igualmente, podemos dizer que o homem virtuoso é a coroa da sua esposa.
5) O casamento traz honra. Prov. 31:30 "Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada." Da mesma forma, o homem que teme ao Senhor será louvado.
6) O casamento traz harmonia. Ef. 5:33 "Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido." Marido, ama a esposa como a ti mesmo. Esposa, respeita o teu marido. Estas são as relações de harmonia que Deus traz ao casamento entre um homem e uma mulher de Deus.
7) O casamento deve ser duradouro. Mateus 19:6 "De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem." O que traz a separação? A impureza e o adultério. O que Deus une, nenhum homem tem o direito de separar. Deus une quando as regras bíblicas são obedecidas na vida do casal.
8) O casamento, para nós, evangélicos, é exatamente o quadro do Amor de Cristo pela Sua Igreja. Efésios 5:23 "... porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.” O marido é o cabeça, o líder, o protetor; oferece segurança e recursos financeiros para a subsistência da família. Vs. 24 “Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido." Mulher de Deus, sê em tudo submissa ao teu marido. (Ler vs. 32).
Para que haja uma vida sólida no casamento, é preciso que eu tenha uma imagem de mim conforme a Bíblia diz que eu sou. Como eu posso ser um bom marido ou uma boa esposa, se não tenho uma boa imagem de mim. Provérbios 23:7 "Porque, como imagina em sua alma, assim ele é...”
E como se constrói esta boa imagem? Diz a Palavra: Mat. 22:37 "Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” A primeira coisa que Deus me diz é que eu tenho que amá-LO. Vs. 38 “Este é o grande e primeiro mandamento.” Vs. 39 “O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Aqui é que precisamos começar a alicerçar a vida: amar o próximo como a nós mesmos.
Tu sabes que tens que aprender a te amar, porque tu tens mais valor que o mundo inteiro? Olha o que diz o Senhor em Marcos 8:36 "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" O mundo inteiro não vale a tua vida. O mundo inteiro não é mais importante do que tu.
Vê o que Jesus disse em Mateus 5:48 "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste." O que quer dizer “perfeito”? Quer dizer “maduro”. Ele está dizendo: Sede maduros. E como eu posso ser maduro, para me amar e amar o meu próximo? Vamos começar a entender que esta maturidade não é uma coisa que eu gero em mim, e sim Deus.
Colossenses 2:10 "Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade." Quando tu tens Jesus como teu Senhor e Salvador, tu és uma pessoa aperfeiçoada, com maturidade, que sabe quem é, o que está fazendo aqui na terra, qual o sentido da tua vida.
2 Coríntios 3:18 "E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito."
Olha quem tu és: Pelo Espírito, tu foste transformado na imagem de Deus! (Ler Colossenses 1:27-28). 2 Pedro 1:4 "pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina...” Nós participamos da natureza divina. É isto que gera a auto-estima, o bem-estar conosco mesmo. É isto que gera a felicidade de estar vivo. (Ler vs.5-10). Eu quero que tu te sintas seguro. Tu não deves ficar pensando que a tua imagem do passado está presente. Não! Eis que tudo se fez novo. (Ler 1 Coríntios 6:9-11).
1 Coríntios 1:30 "Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,

para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor." Vamos nos gloriar no Senhor! A Tua Graça fez isto em nós Senhor!: somos para sempre redimidos, santificados, justificados, sábios! Por isso podemos nos amar, e ao nosso próximo! Assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário