terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

“Crentes Remanescentes”

Igrejas modernas neopentecostais
Para especialistas, o descrédito da liderança evangélica perante a sociedade se deve em grande parte a deslizes éticos e morais cometidos pela própria Igreja. Psicoterapeuta diz que líderes evangélicos são vítimas da negligência em relação à própria saúde psíquica.

O surgimento de lideranças autoritárias, que não precisam prestar contas de seus atos, e das contas da Igreja também,das Comunidades em geral, como causa de boa parte dos problemas ocorridos no andar de cima das igrejas. “Boa parte desses pastores e líderes não se submetem a nada nem a ninguém, não prestam contas, são senhores de si”. Mas ao mesmo tempo querem obediência e submissão dos subalternos que pagam para ser membros dessas Igrejas. Além da carência de acompanhamento e aconselhamento, eu vejo que o despreparo em todos os sentidos também contribui, e muito, para crises na liderança. A maioria deles são incultos e não tem nenhum preparo Teológico. “Há uma avalanche de pastores sem formação alguma, e isso contribuiu para a escassez de obreiros de qualidade.” Falta discipulado sério para formar o caráter, além de preparo teológico e critérios eclesiásticos capazes de inibir a proliferação de lideranças que pregam adulterando a Palavra de Deus e sem comprometimento com a verdade bíblica”. “Mas ainda existem muitos fiéis. Deus sempre teve seus remanescentes, que sofrem as conseqüências do mau testemunho dos colegas”. Aí estas Igrejas cheias de pastores adúlteros, divorciados, no segundo casamento e ministrando casamento nas igrejas pedindo para os noivos prometerem fidelidade de aliança sendo que eles mesmos não tiveram a honradez de cumprirem.

“É bom que se diga que a maioria dos mais de 200 mil pastores evangélicos que atuam no Brasil são como a população de onde saíram, enfrentando todos os problemas da sociedade em geral. E essa maioria vive com baixos salários, em condições precárias, em meio à violência, e nem assim se deixam corromper”. Os crentes também têm certa culpa na equivocada generalização que tem colocado os ministros do Evangelho no mesmo patamar de descrédito. Acontece também muito nepotismo, que se disser isso pra maioria dos pastores nem sabe o que significa esta palavra. Consagram irmãos, filho, mãe, cunhada para o ministério sem nenhum preparo para se fortalecerem. para “Essa imagem do crente como alguém que não merece confiança é um tipo de juízo sobre todos nós que descuidamos de nos questionar uns aos outros. Se não nos avaliarmos para correção e crescimento, o mundo fica autorizado, pelas Escrituras, a nos julgar. E é o que está acontecendo”. Não venha mentir que na sua Igreja não está acontecendo isto. Se mentir para mim, não poderá esconder de Deus, procure acertar estas coisas que estão acontecendo em sua Igreja.
Existe uma grande maioria extremamente preocupada com títulos, surgem apóstolos a cada semana, apóstolos com uma única igreja de meia dúzia de pessoas, divorciados e mal visto na sociedade, não bastando isto alguns se intitulando “PATRIARCA”. ( coitadinho dos remanescentes)

Entendo que temos cristãos sinceros que em qualquer Igreja que estejam, podem servir a Deus com pureza de coração.

É bom que tomem consciência desta realidade e procurem a fazer as coisas certas, direcionadas ao verdadeiro Deus digno de adoração e prestem contas ao povo desse Deus que esta debaixo da autoridade de cada líder de maneira transparente. Não se esqueçam que é este povo que está pagando para mantê-los neste lugar.

Pr. Celso Rossi


http:/recantodasletras.uol.com.br/autores/celsorossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário