segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Neopentecostalismo - Comunidades em geral


A Igreja é uma massa de pessoas que recebe liderança, mas que não opina sobre a liderança. Procuram criar muitos cargos para segurarem as pessoas na igreja.Esta não é serviçal, mas senhoril. Isto traz alguns exageros, desde a glorificação de um líder humano até a pulverização doutrinária, pois o líder, principalmente no neopentecostalismo autônomo, não tem a autoridade da Igreja sobre si, mas é ele que tem autoridade sobre ela. Os dons, que nas cartas paulinas são para toda a Igreja, passam a ser de uma elite. Temos uma eclesiologia sacerdotal, no sentido de que alguém tem, autoridade, e os demais não.

Sobre a glorificação do líder vemos alguns absurdos que chocam até quem se acostumou a eles. Sabemos que estes acontecem no movimento tradicional, mas o nível em que sucedem no neopentecostalismo é doentio. Veja-se esta frase de Morris Cerullo: “Você não está olhando para Morris Cerullo – você está olhando para Deus, está olhando para Jesus Cristo”. Tais líderes assumem para si uma posição espantosa que ou beira à megalomania ou à completa insanidade. Um pastor, em Salvador, colocou um letreiro corrediço em sua Igreja: “Fulano de Tal (o nome dele) tu és meu filho amado em quem me comprazo”. O foco é colocado no líder da Igreja. O apóstolo é um semideus, mais que um homem. As palavras do João Batista deveriam ser lembradas: “Convém que ele cresça, e que eu diminua” (Jo 3.30). O lider na figura do apóstolo ou bispo não pode aparecer mais que Jesus. O endeusamento humano é pecado.
Veja-se esta citação de Jorge Tadeu, da Igreja Maná:
Temos de deixar a nossa religiosidade no chão para sermos mais utilizados por Deus. Recebi isto por revelação divina: Deus me disse que hoje o Senhor permite que um homem tenha várias mulheres, desde que com isso sirva mais a Deus.
Resumamos: a autoridade do líder é tão absoluta, que ele ensina o oposto da Bíblia, apologiza a poligamia, que é crime, e diz que é revelação.
Seu centro decisório está radicado no líder, figura inquestionável.
Eis uma questão muito perigosa destas lideranças absolutas, eles dizem que Deus falou com eles e agora daqui pra frente tem que ser assim. Olham lá pra um fato que aconteceu na história do povo judeu acha que funciona, e quer implantar na igreja hoje, e ai de quem quiser ser como os bereianos, isto é, questionar.
Em muitos casos quando alguém sai da igreja, alguns profetizam que este vai arruinar, vai ser destruído, mais parecido com uma praga malvada do que profecia. Sendo na Bíblia diz que é para o servo de Deus abençoar e não amaldiçoar.
A Bíblia não é mais autoritativa, pois homens a estão reinterpretando, dando-lhe outro sentido, e adicionando verdaydes ao já revelado. Ela é o ponto de partida, mas não a palavra final.
Tenha misericórdia SENHOR, alcance de alguma forma este povo, abra a visão deles.
Gálatas 1:6, 7 e 8
“ 6- Admira-te que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho,
7- o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.
8 – Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos tenho pregado, seja anátema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário